O aleitamento materno traz inúmeros benefícios para os bebês, de nutricionais a afetivos. Mas para os bebês que estão internados nas Unidades Neonatais, em especial nas UTIs Neonatais, a doação de leite materno é essencial, e tão importante quanto o líquido é o frasco onde ele será armazenado. Por isso, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí une-se ao Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa para incentivar a doação de frascos de vidro e assim, colaborar no armazenamento adequado do leite doado.
A Campanha “Doe Frascos, Alimente Vidas” faz parte da primeira ação do projeto SER TCE Solidário. vinculado a responsabilidade socioambiental e ao voluntariado que atende a dimensão SER cidadão no âmbito no Programa SER TCE desta Corte de Contas”. É o que conta a integrante do Programa SER TCE, Naira Moura, ressaltando ainda que “o projeto tem também um foco na sustentabilidade, pois se trata da reutilização de frascos de vidros que possivelmente seriam descartados.”
A ação é desenvolvida em parceria com o curso de Nutrição da Uninovafapi, através da disciplina de Estágio de Nutrição Social, coordenado pela nutricionista e professora Dra Carmen Viana, a preceptora Yasmina Fernanda e as acadêmicas Byanca Fortes e Taciely Pires.
O TCE-PI será ponto de coleta entre os dias 31 de maio e 2 de julho e receberá os frascos tanto de seus servidores, como da comunidade em geral.
A coordenadora do Banco de Leite, Vanessa Paz, explica quais os recipientes adequados para quem quer ajudar nesta nobre causa. “São frascos de vidro com tampas plásticas que são resistentes à esterilização. Os vidros serão utilizados pelas nossas doadoras coletarem o leite materno que será ofertado aos bebês prematuros”.
A Drª Carmen Viana reforça a importância do leite materno. “O leite materno é o melhor e mais completo alimento para os bebês, considerando que ele traz inúmeras vantagens: no que diz respeito aos aspectos nutricionais, por sua composição de nutrientes; aos aspectos psicoafetivos e também aos aspectos relacionados a proteção humanitária, então são inúmeras vantagens que a criança tem quando é amamentada”.
Participe!!
Dúvidas e informações: 86 9922-0284 (Naira Moura)