Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) foram recepcionados na manhã desta terça-feira (18) com uma atividade de apoio à campanha Outubro Rosa. A ação foi realizada por meio do projeto SER TCE Mulher, em parceria com o Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (SISTCEP), com a Unimed Teresina e com a Fundação Maria Carvalho Santos.
A presidente do TCE-PI, conselheira Lilian Martins, destacou a relevância de mais um serviço prestado para os servidores do Tribunal. “Estamos aqui hoje para difundir informações e técnicas importantes para as mulheres, e homens também, sobre o câncer de mama. Nós precisamos falar mais abertamente, já que, por incrível que pareça, ainda é um assunto meio tabu, e, às vezes, muitas pessoas deixam de procurar atendimento médico por conta da falta de informação”, destacou.
A manhã também contou com uma roda de conversa com o tema “Um mês para lembrar, o ano todo para prevenir”, comandada pela enfermeira de Saúde Corporativa da Unimed Teresina, Lynara Oliveira, e Adriana Napoleão, voluntária da Fundação Maria Carvalho Santos. “Para conversar um pouco sobre o câncer de mama, principalmente sobre o Outubro Rosa, mês destinado à conscientização desse problema, nós escolhemos falar, principalmente, sobre a prevenção, porque são nossas atitudes que temos ao longo da vida que fazem com que o problema não evolua no futuro”, destacou Lynara Oliveira.
A Tenente Paulene Moraes, que trabalha na Assessoria Militar do Tribunal, também participou da iniciativa e aponta sua importância. “O trabalho do TCE é muito importante e faz com que cada vez mais nos preocupemos com a nossa saúde. Eu, por exemplo, faço o autoexame da mama, além de ir ao médico de forma regular para fazer os exames necessários. Prevenção sempre é o melhor remédio”, ressaltou.
A atividade contou com aferição de pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) e orientações acerca de prevenção e autocuidado feminino. Confira, abaixo, alguns registros das atividades.