A II Oficina Regional sobre Folhas de Pagamento, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) através da Escola de Gestão de Controle Conselheiro Alcides Nunes, encerrou com sucesso em Floriano – PI. O evento, que teve início na última quinta-feira (18) e finalizou na sexta-feira (19), foi marcado por intensas atividades voltadas para aprimorar a governança e gestão dos municípios sob sua jurisdição.
José Inaldo, auditor e diretor de Fiscalização de Pessoal e Previdência (DFPESSOAL) do TCE-PI, destacou a importância do evento para identificar e corrigir irregularidades nas folhas de pagamento, incluindo acúmulos irregulares de cargos, participação de servidores em programas de transferência de renda e exercício de atividades empresariais por servidores públicos.
Durante os dois dias de Oficina, auditores de controle externo do TCE-PI, em conjunto com representantes do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), palestraram sobre temas fundamentais para uma gestão pública transparente e eficiente.
A disponibilização da ferramenta JUNCTION, que permite a verificação de vínculos dos servidores na Administração Pública, foi uma das iniciativas destacadas durante o evento, visando a transparência e o controle dos recursos públicos.
Dayanna Ribeiro, auditora e chefe da DFPESSOAL 2 do TCE-PI, apresentou a cartilha sobre Acúmulos Irregulares de Cargos Públicos, reforçando a importância de uma abordagem didática para facilitar o entendimento sobre o tema.
A palestra “Do dever de prestar contas dos atos de admissão de pessoal e a relevância do concurso público”, apresentada pelos servidores da DFPESSOAL 1, PhD. Benigno Novo e a auditora e chefe Socorro Freitas encerrou os trabalhos da manhã de quinta-feira (18)
A secretária de Administração de Floriano, Renata Sinimbu, ressaltou a parceria entre o TCE-PI e os municípios, reconhecendo o apoio contínuo do Tribunal na busca por uma administração pública eficiente e transparente.
No período da tarde, a auditora de controle externo Rafaella Luz proferiu a palestra “A previdência pública no Estado do Piauí”. Em seguida foi disponibilizado espaço para manifestação do Ministério Público representado pelo pelo Promotor de Justiça de Floriano, Edgar Filho; o Promotor de Justiça de Itaueira, Cleyton Soares, além dos assessores das promotorias de Guadalupe, Jerumenha e Regeneração.
No encerramento do evento, os representantes dos 24 municípios presentes receberam os dossiês sobre a situação dos servidores de cada cidade, acompanhados de um atendimento individualizado para garantir o suporte necessário para uma gestão eficiente e transparente.
A II Oficina Regional sobre Folhas de Pagamento reforçou o compromisso do TCE-PI e do MP-PI em trabalhar em conjunto com os jurisdicionados para promover uma gestão pública de qualidade, atendendo às necessidades da comunidade e garantindo o bom uso dos recursos públicos.