O Tribunal de Contas do Estado do Piauí, por meio da Escola de Gestão e Controle, realizou a abertura do XXXII Seminário de Formação de Controladores sociais e Ouvidoria Itinerante, em Piripiri, na noite desta quarta-feira (31). O evento percorre polos municipais com o intuito de aproximar o a sociedade e gestores do trabalho de fiscalização e controle externo do TCE-PI.
No primeiro dia foram proferidas três palestras: “Cidadania, Desenvolvimento e Controle no Estado Moderno de Direito”; “Gestão e Governança: O que é ser um bom governante?” e “A Importância do Controle Interno para uma Gestão Eficiente”. Um público de mais de 300 pessoas acompanhou a abertura do evento. A programação conta, ainda, com minicursos que abordarão temas específicos como o Índice de Efetividade da Gestão Municipal, Licitações e Contratos, Sagres Folha, Redação Oficial, entre outros, até sexta-feira (02).
Participaram da abertura o presidente do TCE-PI, Olavo Rebelo, o prefeito de Piripiri, Luiz Menezes, o presidente da Associação Piauiense dos Municípios, Gil Carlos, e a presidente da Câmara Municipal de Piripiri, Nayla Barbosa. O diretor da Escola de Gestão e Controle, Delano Câmara, e o auditor de controle externo Inaldo Oliveira também compuseram a mesa de honra.
O presidente Olavo Rebelo destacou a importância da participação efetiva da sociedade durante o Seminário. “Estamos aqui para debater, responder qualquer dúvida ou reclamação. É nosso dever fiscalizar a todos, primeiramente instruindo, capacitando, orientando e posteriormente, caso haja fraude, aplicar punições. O TCE-PI vai dar mais um passo no sentido de aproximar a instituição da população com a criação de subsedes em Parnaíba, Picos e Bom Jesus”.
Para o prefeito Luiz Menezes, o Tribunal de Contas é um orientador dos gestores. “Sem abandonar suas prerrogativas de julgar e fiscalizar o TCE passou a ser um educador, um orientador, um parceiro na informação para que os gestores possam exercer com mais segurança essa tarefa de fazer uma gestão controlada, que atenda as regras e as leis e os anseios da população”.
O Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante aborda a importância da capacitação de gestores e sociedade para melhor gerir e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. O prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves, parabenizou a iniciativa do TCE. “Parabéns ao TCE, eu trouxe toda minha equipe de secretários e assessores para acompanhar as informações e orientações apresentadas pelo Tribunal”, afirmou o prefeito.