Nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, membros e servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) iniciaram a elaboração do Planejamento da Corte de Contas para o período de 2024 a 2027. O grupo participou de discussões e dinâmicas com o objetivo de identificar o propósito da instituição, suas potencialidades, pontos críticos e outros fatores.
Após a palestra de abertura, na Escola de Gestão e Controle, membros e servidores participaram de uma imersão de dois dias no SESC Praia, em Parnaíba. Na ocasião, a equipe trabalhou para construção do mapa estratégico, da visão e valores da instituição.
O wokshop foi conduzido pela consultora Nicir Chaves, referência na área, que destacou a importância da integração e colaboração de representantes de todo o Tribunal para a construção do documento. “Planejamento Estratégico é uma construção coletiva, é nesta troca entre servidores e setores que refletimos sobre a missão, objetivos e resultados da instituição, alinhando a organização às reais necessidades da sociedade e da Administração Pública”, pontuou.
A presidente Lilian Martins reforçou a necessidade do pensamento estratégico para o aperfeiçoamento das ações do TCE-PI. “O que estamos fazendo é uma análise mais ampla do contexto em que estamos inseridos, que abrange as principais necessidades e desafios da Administração e do cidadão, para consequentemente termos melhores produtos e serviços em benefício da sociedade”.
A partir das discussões iniciadas no Workshop, serão definidos indicadores e metas para o período de vigência do Planejamento. Paralelamente à elaboração do Planejamento Estratégico está sendo construída a cadeia de valor do Tribunal.