O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), realizou, nos dias 17 e 18 de março, a XIV Jornada do Conhecimento na cidade de Corrente. O evento ocorreu no auditório do Fórum Desembargador José Mendes Cavalcante e reuniu mais de 250 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais, vereadores e controladores sociais.
A conselheira Flora Izabel, diretora-geral da EGC, destacou a importância do evento para o fortalecimento da gestão pública municipal. “A Jornada do Conhecimento tem como objetivo principal transmitir conhecimentos e orientações técnicas para os gestores municipais, suas equipes e a sociedade, proporcionando uma troca de experiências e o aprimoramento das práticas de gestão pública a serem desenvolvidas nos municípios piauienses”, ressaltou Flora Izabel durante a solenidade de abertura.
Ainda na abertura, o conselheiro Jaylson Campelo ministrou a palestra “Os desafios do gestor público municipal”, na qual destacou a responsabilidade dos gestores em enfrentar os desafios da administração municipal. Ele ressaltou a importância de uma gestão eficiente e transparente, especialmente em um cenário de restrições orçamentárias e demandas crescentes por serviços públicos de qualidade.
A mesa de honra contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o vereador Cristovam Aguiar, presidente da Câmara Municipal de Corrente; o vice-prefeito de Corrente João Vitor Azevedo; o prefeito de Monte Alegre do Piauí, Djalma Gomes, representando a APPM; a vereadora Naira do Val Nogueira, representando a AVEP; o Procurador Pinheiro Júnior, do Ministério Público de Contas (MPC-PI); a promotora Gilvânia Alves, da 2ª Promotoria de Justiça de Corrente; e a auditora Valéria Leal, diretora-executiva da Escola de Gestão e Controle.
Para Maria Luiza, participante do evento, a Jornada foi uma oportunidade ímpar de aprimorar seus conhecimentos e habilidades. “O evento é de suma importância, especialmente para servidores públicos, pois amplia nossas possibilidades de compreender melhor os processos de contratação e licitação. Além disso, foi muito esclarecedor receber orientações sobre temas pertinentes à administração pública”, afirmou.
No segundo dia, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em temas estratégicos para a gestão municipal, como orçamento público e portal da transparência, gestão de frota e patrimônio público, contratação de serviços de recuperação de estradas vicinais em revestimento primário, gestão das folhas de pagamento do poder público: aspectos relevantes da legislação e da tecnologia, prestação de contas para uma gestão segura e transparente e Governança nas contratações públicas. As palestras foram ministradas por servidores do TCE-PI.
O diretor da Diretoria de Fiscalização de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (DFINFRA), Bruno Cavalcanti, destacou o papel estratégico da contratação de serviços de recuperação de estradas vicinais em revestimento primário. Ele ressaltou que um planejamento eficiente e uma fiscalização rigorosa são essenciais para garantir a qualidade dos serviços prestados, promovendo melhorias significativas na infraestrutura dos municípios.
Certificação e acesso ao material
Todos os participantes que assinaram a lista de presença terão acesso ao certificado de participação a partir do dia 23 de julho, emitido pela EGC. Além disso, os materiais apresentados pelos palestrantes estarão disponíveis no site da EGC, na seção de eventos, facilitando o acesso e a consulta aos conteúdos abordados durante a Jornada.