O Tribunal de Contas do Estado do Piauí sediou nesta segunda-feira (16), a abertura do Curso Executivo em Políticas de Primeira Infância, realizado na Escola de Gestão e Controle. O curso é destinado aos gestores e lideranças dos diversos setores governamentais que são responsáveis pela aplicação das políticas públicas na área da educação.
O governador Rafael Fonteles, a conselheira Rejane Dias, a coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí e primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles e o gerente de projetos da Fundação Getúlio Vargas, Alexis Vargas participaram da solenidade de abertura, destacando o esforço conjunto das instituições em aperfeiçoamento.
Rafael Fonteles ressaltou que os investimentos feitos em políticas públicas de atenção à primeira infância devem ser continuados ao longo dos próximos governos, contribuindo fortemente para a geração de adultos mais capacitados e assistidos por programas que incluem a saúde, segurança pública, educação, formação profissional e cidadania. Para ele, esse desafio deve ser visto como um capital aplicado na criação de uma sociedade mais justa e mais consciente dos seus direitos e deveres.
A conselheira Rejane Dias – representando o presidente do TCE-PI, Kennedy Barros – reforçou a atuação do Tribunal no acompanhamento de políticas públicas na área da educação. “Temos uma parceria com o Unicef, com uma sala física no Tribunal para fortalecer esse diálogo entre as entidades, temos o projeto “Primeira Infância na Conta Certa”, fazemos parte do Pacto pela Primeira Infância, acompanhamos, fiscalizamos a implementação das políticas públicas, ou seja, o Tribunal sempre presente na busca de melhorias para a primeira infância do Piauí”.
A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, destacou que a próxima edição do curso será voltada aos gestores municipais. “Eles quem executam essas políticas, então, é muito importante capacitá-los também. Junto a isso, com a capacitação dos gestores estaduais, fortalecemos essa colaboração entre os entes, que irá beneficiar diretamente a primeira infância no Piauí”, explicou a gestora.
Articulado pelo Pacto pelas Crianças do Piauí e realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Àra Educação e a Fundação Van Leer, o curso tem carga horária de 30 horas/aulas e segue até o dia 27 de setembro.
Nesta primeira edição, o curso conta com 38 participantes, incluindo representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, lideranças executivas estaduais e federais, além de representantes da sociedade civil organizada e jornalistas. Representando o Governo do Estado, participam secretários e superintendentes das Secretarias de Governo (Segov), da Educação (Seduc), Saúde (Sesapi), para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Coordenadoria de Comunicação (Ccom), entre outras.