O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC), vai realizar o curso “Exercício de Controle Social Democrático no mundo digital” nos próximos dias 21 e 22, em parceria com a Força Tarefa Popular (FTP), reunindo organizações da sociedade civil, conselheiros municipais de políticas públicas, lideranças sindicais e representantes de associações urbanas e rurais da região Norte do Estado. As inscrições do curso serão realizadas de forma presencial. O evento acontecerá no Centro Educacional Otávio Falcão, na cidade de Porto (PI).
O curso terá duração de doze horas e tenciona explicar em detalhes aos controladores sociais como eles podem acessar e navegar no site do TCE-PI para obter informações sobre licitações em andamento, fiscalização de obras em construção e possam ter a oportunidade de, através da Ouvidoria, fazer denúncias sobre erros e falhas que sejam ser identificados.
Logo após a abertura, a partir das 18 horas de sexta-feira, haverá a discussão temática “O que é o controle social democrático e qual a sua importância”, conduzida por Teresa Cristina Matos, consultora da FTP. Em seguida o presidente do TCE, conselheiro Kennedy Barros, vai proferir a palestra “O TCE e o controle social democrático na eficiência das políticas públicas municipais”, seguida de debate entre os participantes.
No sábado (22) de manhã os auditores de controle externo José Inaldo Oliveira e João Luís Cardoso Figueiredo Júnior vão fazer uma apresentação detalhada do site do TCE, ensinando passo a passo como navegar e acessar todas as informações colhidas pelos técnicos em auditorias, vistorias, estudos e compilação de dados que os entes públicos são obrigados por lei a prestar informações.
Após o almoço, os controladores do TCE e os representantes de cada município escolherão uma obra para acompanhar pelo site e, depois, apresentar as experiências exitosas e definido o encaminhamento de medidas. O curso termina no final da tarde com a entrega dos certificados.