O 1º Ciclo Inova Piauí foi realizado na manhã desta quinta-feira (2) na Escola de Gestão e Controle (EGC) do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), com o objetivo de discutir ações, serviços e compras públicas de inovação ainda pouco exploradas pelos gestores públicos e empresas no Estado. Planejado e realizado pelo Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana (CESU) de Teresina, o Ciclo tem o apoio do TCE-PI, da Universidade Federal do Piauí e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Na abertura, o presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, afirmou que o Tribunal está focado na avaliação das políticas públicas, interessado, portanto, na qualidade dos serviços prestados à população e em impedir o desperdício de recursos. A coordenadora do CESU de Teresina, professora Bárbara Johas (UFPI), por sua vez, deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu a disponibilidade e a parceria do TCE-PI.
Com foco no incentivo ao ambiente de inovação no Estado do Piauí, o encontro se desenvolveu em quatro palestras destinadas aos Governos Municipais, Governo Estadual, Órgãos de Controle, Sociedade Civil Organizada e Empreendedores. Foi apresentada a experiência bem-sucedida de Recife, Pernambuco, na área.
Também participaram do evento o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim; a superintendente de Parcerias e Concessões, Monique Menezes; além de técnicos do TCE, gestores municipais e outros convidados.
O conselheiro Kennedy Barros destacou que o ciclo se casa perfeitamente com a filosofia do Tribunal e garantiu que outros eventos do gênero serão realizados ou apoiados pelo TCE através de sua Escola de Contas.