• Logo do Seminário do TCE/PI para Novos Gestores Municipais, dias 13 a 15 de janeiro. Clique e inscreva-se
  • TCE realiza em Teresina a 3ª Oficina Regional sobre Folhas de Pagamentos

    , em Destaques, Notícias

    Foi aberta na manhã de quinta-feira (16) a terceira edição da Oficina Regional sobre Folhas de Pagamento, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), organizada pela Diretoria de Fiscalização de Pessoal e Previdência (DFPessoal), em parceria com o Ministério Público Estadual, através do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP), com apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM). As duas anteriores reuniram centenas de gestores de São Raimundo Nonato e Floriano.

    “É com o sentimento de aprender que estamos iniciando essa oficina. Um sentimento de mais responsabilidade, de mais justiça, de fazer a coisa certa onde muitos ganham um Estado melhor, municípios melhores. Tenho certeza que sairemos daqui melhores servidores públicos, um melhor cidadão”, disse o diretor da DFPessoal, auditor Inaldo Oliveira.

    Representando o Ministério Público, o promotor Eduardo Palácio, afirmou que estava ali para trocar experiências e aprender com os gestores participantes. Na sua vida funcional ele já se deparou com casos em que bastou apenas cruzar os dados do CPF para descobrir servidores laranjas, com acúmulo de cargos e outras irregularidades. No mesmo tom, o promotor Jessé Mineiro disse que a troca de experiências em um momento como aquele era muito importante, ressaltando a disposição de todos em aprender.

    Participando também da abertura, o diretor de Gestão de Pessoas (DGP) do TCE-PI, Antonio Filho, ressaltou a importância de fiscalização das folhas de pagamento, que são encontradas falhas, mas sempre promovem aperfeiçoamento. 

    Estiveram ainda presentes os promotores Sinobilino Pinheiro, Rafael Maia e Jaime Rodrigues. 

    Dentre os temas que foram abordados pelos técnicos do TCE durante a oficina estão: acúmulos ilegais de cargos públicos, participação irregular de servidores públicos em programas de transferência de rendas, exercício incompatível de atividades empresariais por servidores públicos, boas práticas implementadas por Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), e admissão de pessoal por concurso público ou processo seletivo simplificado.

    Nesta sexta-feira (17), durante o encerramento do evento, os representantes dos 39 municípios presentes receberam os dossiês sobre a situação dos servidores de cada cidade, acompanhados de um atendimento individualizado para garantir o suporte necessário para uma gestão eficiente e transparente.