O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) aprovou, em sessão ordinária híbrida, uma moção de agradecimento ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) pelo apoio e suporte durante as visitas técnicas dos representantes das escolas catarinenses vencedoras do “Prêmio Lume: Escola Referência” à cidade de Oeiras e ao Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.
A moção foi proposta pelo conselheiro substituto e relator temático da Educação Gerson dos Santos Sicca, que esteve nas visitas, para registrar formalmente o agradecimento ao presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, ao diretor de Fiscalização de Políticas Públicas, auditor de controle externo Gilson Araújo, e a consultora de administração Rejane Medeiros Queiroz, além de outros servidores da Corte de Contas.
Participaram das visitas técnicas os representantes das seis escolas vencedoras do prêmio, auditores fiscais de controle externo que atuam nas diretorias de atividades especiais, de contas de governo e de contas de gestão, o procurador-geral e a procuradora-geral adjunta do Ministério Público de Contas de Santa Catarina, Diogo Ringberg e Cibelly Farias.
Eles participaram, também, nos dias 04, 05 e 06 deste mês do SINED (Simpósio Nacional de Educação) realizado em Teresina, numa parceria entre o TCE-PI e o Instituto Rui Barbosa e Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).
A primeira visita, em Oeiras, foi ao Centro Municipal de Educação Infantil Alina Nunes. Depois, o Núcleo de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, onde conheceram outras ações da rede municipal, como os núcleos da família, de inclusão, as olimpíadas, literatura e a educação ambiental e patrimonial.
Em São Raimundo Nonato, a comitiva visitou o Parque Nacional da Serra da Capivara, onde conheceu registros e lembranças do berço do homem americano que serão apresentados aos alunos das escolas catarinenses. Ao final da visita, todos os participantes assinaram uma bandeira do Estado de Santa Catarina, que foi oferecida ao TCE-PI como um marco de agradecimento e respeito ao povo piauiense e que ficará exposta no Memorial da Corte de Contas.