Ouvidores decidem criar Rede de Controle

, em Destaques
alt

alt

O Piauí terá uma Rede de Controladores, que atuará no sentido de dividir informações e métodos de trabalho. A criação do Grupo foi decidida durante reunião, esta manhã, 1º, no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE). Representantes de Ouvidorias públicas que atuam no estado do Piauí participaram do encontro, promovida pela Ouvidoria do TCE. A conselheira Lílian Martins apresentou as ações já desenvolvidas pela Ouvidoria do TCE e conheceu as iniciativas existentes em órgãos como Tribunal de Justiça, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público do Estado do Piauí, Empresa de Água e Esgotos do Piauí (Agespisa) e Ouvidoria Geral do Estado.

O desembargador Haroldo Rehem, ouvidor do TJ, destacou a importância da iniciativa para promover a troca de experiências que ajuda a dar mais eficácia ao trabalho dos controladores. Por meio da ética e da transparência, a Ouvidoria busca a promoção da cidadania, sempre com imparcialidade e justiça,destacou a procuradora de Justiça Ivaneide Assunção, ouvidora da Procuradoria Geral de Justiça. Os ouvidores do TRT, desembargador Fausto Lustosa e do TRE, juiz João Gabriel, além de Guilherme Napoleão, da Agespisa,também defenderam a atuação conjunta dos órgãos.Durante a reunião, os ouvidores decidiram elaborar uma cartilha com informações sobre o papel da Ouvidoria. O objetivo é ampliar a divulgação das ações,aproximando o cidadão.

alt

Para facilitar o acesso ao cidadão, o TCE lança, em abril, o Projeto Ouvidoria Itinerante, que pretende levar aos municípios, o trabalho hoje concentrado na sede do TCE, em Teresina . A conselheira Lílian Martins acredita que a iniciativa vai ampliar as formas de comunicação com o público, que passará a ter um contato direto com os técnicos do Tribunal. O Projeto da Ouvidoria Itinerante e o Seminário de Formação de Controladores, que será realizado neste semestre, foram apresentados aos participantes do Encontro.

As ouvidorias ajudam o cidadão a fazer o controle social verificando a aplicação dos recursos públicos. No TCE, a Ouvidoria é um canal de diálogo entre o Tribunal e a sociedade, fazendo a mediação entre o cidadão e a Administração Pública estadual e municipal. Desde que foi reformulada no final do ano passado, o número de denúncias triplicou. Em fevereiro, foram 112 denúncias através de e-mail ou pessoalmente. A Ouvidoria tem o compromisso de atender com eficiência e confiabilidade os interesses e necessidades dos cidadãos.

Para entrar em contato com a Ouvidoria do TCE:
32153985

ouvidoria@tce.pi.com32153985

twitter:@ouvidoriaTCEPI