Tecnologias no combate à corrupção são discutidas em treinamento

, em Destaques
alt

 No último dia de palestras do curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, o assessor jurídico do Ministério do Público do Rio Grande do Sul, Neldo Augusto Dobke, apresentou dois temas: “Análise de Dados Financeiros” e “Tecnologia de Análise de Dados Financeiros”. Ele explicou técnicas de quebra de sigilo bancário e fiscal, e ferramentas (softwares) utilizadas para analisar os dados coletados.

alt

 “Há 20 anos o processo de coleta e investigação dos dados era todo manual, n tínhamos a quantidade de informação que temos atualmente. Hoje, temos uma massa de dados muito grande e precisamos dessas ferramentas que auxiliem o analista a montar um processo contra as fraudes aos cofres públicos”, explicou.

 Na parte da tarde, serão apresentadas as palestras “Rede InfoContas” e “Delitos Cibernéticos”.

Saiba mais

 O curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro está inserido no Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção (PNLD), resultado de uma das ações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA).

 A ENCCLA foi criada em 2003 pelo Ministério da Justiça, como forma de contribuir para o combate sistemático à lavagem de dinheiro no país. Trata-se de uma articulação de diversos órgãos dos três poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil que atuam, direta ou indiretamente, na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, com o objetivo de identificar e propor seu aprimoramento.