Gerentes de projetos do Planejamento 2020-2023 do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) participaram, na manhã desta segunda-feira (11), da primeira Reunião de Monitoramento de Ações e Resultados (REMAR) de 2022. Na ocasião, o desenvolvimento dos trabalhos foi apresentado e discutido, ponto a ponto, entre servidores-chefes das seções e membros da Corte. Os trabalhos da REMAR são coordenados pela Governança do Tribunal de Contas.
Ao todo, 23 projetos estratégicos estão em andamento. Entre eles, o trata sobre a implantação da Política de Gestão de Riscos, já com os trabalhos em execução, tendo sido concluída a capacitação dos servidores. Também está em andamento a implantação do aprimoramento da Gestão Patrimonial, com 57% dos trabalhos concluídos, voltados para o gerenciamento do uso de materiais permanentes e de consumo.
A implantação do sistema OPALA (Sistema de Apoio ao Controle Externo) também foi apresentada como um dos 23 projetos estratégicos. Com 83% concluídos, ele trata sobre a aglutinação de informações dos jurisdicionados, unificando dados de outras ilhas, aprimorando os trabalhos de fiscalização e melhorando os controles, externo e social.
A presidente do TCE-PI, conselheira Lilian Martins, avalia a discussão dos projetos estratégicos em andamento de forma positiva. “Essa é uma experiência inovadora, que proporciona que todos tenham conhecimento do todo, promovendo uma maior e melhor integração entre os setores. Trimestralmente, durante a REMAR, diretores e chefes de cada setor podem opinar, sugerir, buscando o aprimoramento do trabalho em conjunto. Agradeço a todos que se engajam e se dedicam para que isso se torne possível”, pontuou.
O Planejamento Estratégico é constituído de metas e estratégias que vão direcionar e conduzir as atividades do Tribunal no próximo quadriênio. Visando à eficiência administrativa e efetividade nas ações de controle, o TCE-PI vem consolidando a organização e a cultura do planejamento.