O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) efetivou a doação de parte de seu material imobilizado para a Delegacia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD) e ao Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), ambos organismos da Polícia Civil do estado do Piauí (PC/PI), e também ao 1º Batalhão da Polícia Militar do Piauí (PM/PI). As entregas foram realizadas nos dias 1 e 5 de agosto.
De acordo com o auditor de controle externo e chefe da Divisão de Patrimônio e Logística da Secretaria Administrativa do TCE/PI, Antônio Carlos Barradas Ferreira, os equipamentos já não eram utilizados pela Corte de Contas e, agora, poderão beneficiar os trabalhos de outros órgãos. “É um bem público que estava inservível ao Tribunal, e que será repassado para um órgão de extrema importância no serviço público, mantendo aquela máxima: o que é do povo é para o povo”, explicou.
Segundo Barradas outras doações já ocorreram, sempre atendendo aos requisitos legais. “Já houve doações a outros órgãos, baseadas nesse mesmo pensamento de cumprir a lei e de manter o interesse público, sempre procurando ajudar aqueles órgãos que estão precisando de apoio para melhor cumprir sua missão institucional”, pontuou.
Já para a delegada da DECCOR-LD Tatiana Nunes de Araújo Trigueiro a doação foi muito oportuna, já que a delegacia especializada surgiu a pouco tempo. “A DECCOR foi recém criada e precisávamos de estrutura para essa mudança, era um departamento dentro do GRECO e agora é uma delegacia com nova sede, nova estrutura. Somos gratos ao TCE/PI pela contribuição”, definiu.
O auditor também confirmou a possibilidade, para um futuro próximo, da abertura de uma chamada pública para que diferentes entidades, de órgãos da administração pública a instituições sem fins lucrativos, possam solicitar a doação de materiais inservíveis do TCE/PI. Dentre os materiais doados estão cadeiras, armários, estantes e equipamentos de informática.