• VII Jornada do Conhecimento destaca a importância da engenharia nas obras e serviços públicos

    Temas como fortalecimento das controladorias internas, nova lei de licitações e projetos de Engenharia para contratação de obras públicas reforçaram o segundo dia da programação de palestras ofertadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) aos participantes da VII Jornada do Conhecimento realizada no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI) em Paulistana. O evento é realizado pelo TCE-PI, por meio da Escola de Gestão e Controle Alcides Nunes (EGC).

    O evento contou com uma programação planejada para a qualificação de gestores e sociedade em assuntos que contribuem para uma gestão pública mais eficiente e incentivam a participação social.

    Pela manhã, a palestra “Necessidade do fortalecimento das controladorias internas em uma gestão eficiente”, proferida pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa deu início ao evento. Logo em seguida, o  secretário de Controle Externo do TCE-PI,  Luís Batista, falou sobre “Transparência pública nos municípios piauienses”.

    O auditor de controle externo do TCE-PI Ramon Patrese proferiu palestra sobre “A nova lei de licitações como instrumento de eficácia das contratações públicas municipais”. Os participantes interagiram durante as palestras tirando dúvidas e compartilhando experiências.

    Para o contador Hudson Soares, participante do evento, “a Jornada traz um estreitamento sobre as percepções do TCE-PI que o município precisa. Isso vale para quem trabalha diretamente com o município, quanto para os cidadãos que precisam saber como é tratado o erário público e a gestão pública”.

     

    O ciclo de palestras continuou na parte da tarde com o engenheiro civil Waldir da Silva Costa Filho, do Território Serra da Capivara e da Inspetoria Serra da Capivara, destacando “A importância dos projetos de engenharia para a contratação de obras públicas”.

     

    Os auditores de controle externo do TCE-PI Lucas Eulálio, Allan Felipe e Jonilson Luz trouxeram para o evento um estudo de caso envolvendo Obras de Pavimentação em Paralelepípedo realizado pela  Divisão de Fiscalização de Infraestrutura (DFINFRA II), onde destacaram a nota técnica dirigida aos agentes públicos, orientando sobre a contratação e execução de obras de pavimentação em paralelepípedo no Estado e Municípios do Piauí.

    O auditor de controle externo do TCE-PI, Inaldo de Oliveira encerrou a VII Jornada do Conhecimento com a palestra “Gestão de Folha de Pagamento no Período Eleitoral”. 

    A Ouvidoria esteve presente no evento disponível para os participantes fazerem  denúncias, representações, comunicações de irregularidades, reclamações, sugestões, solicitações e pedidos de acesso à informação.

     

    Os certificados estarão disponíveis na página da EGC a partir desta quarta-feira (6).

    A próxima Jornada do Conhecimento está marcada para acontecer na cidade de Piripiri, na região norte do Piauí, nos dias 4 e 5 de abril.